Offline
Janaina Paschoal culpa Bolsonaro por soltura de chefe do PCC
12/10/2020 20:31 em Notícias do Brasil

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) culpou o presidente Jair Bolsonaro por ter sancionado o projeto anticrime, cujo trecho permitiu a soltura de André do Rap, um dos chefes do PCC, neste sábado, 10. O traficante foi solto depois de uma decisão do ministro Marco Aurélio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em uma rede social, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) criticou o ministro do STF, pela decisão. Janaína rebateu, frisando a participação do presidente.

Leia mais: Solto pelo STF, traficante é ‘promovido’ pelo PCC

“Sobre a decisão de um ministro do STF de soltar o chefão do PCC, faremos um projeto de lei para RETIRAR do Código de Processo Penal a obrigação do juiz de reavaliar a prisão preventiva a cada 90 dias”, escreveu Zambelli.

Em seguida Janaina comentou: “Deputada, foi o Presidente Bolsonaro, seu ídolo, que sancionou essa pérola! Esqueceu? A população apoia a luta contra o crime, mas ELE NÃO!”, disse.

Entenda o caso

Na sexta-feira, 9, o ministro Marco Aurélio concedeu um habeas corpus para o traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo. Aurélio afirmou que o traficante estava preso há muito tempo provisoriamente.

A legislação processual brasileira mudou em 2020, com o pacote anticrime, determinando que prisões provisórias sejam revistas a cada 90 dias para verificar se há necessidade de manutenção da prisão, o que, segundo Marco Aurélio, não ocorreu no caso de André do Rap.

Ao ser libertado neste sábado, André do Rap disse que mora no Guarujá, onde poderia ser encontrado.

Na noite de sábado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, atendeu um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e suspendeu a decisão  do ministro Marco Aurélio Mello. Contudo, o traficante teria fugido para o Paraguai logo após deixar a prisão, segundo o Jornal Nacional.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS