Offline
Presidente do STF suspende decisão que soltou líder do PCC
11/10/2020 08:48 em Notícias do Brasil

O traficante André Oliveira Macedo, um dos líderes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e conhecido como André do Rap, voltou a ter a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Presidente da Corte, Luiz Fux suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio em favor do criminoso.

Leia mais: Gilmar Mendes: secretário de Doria foi vítima de ‘constrangimento’

Ontem, Marco Aurélio foi o responsável por analisar o pedido feito pela defesa do integrante do PCC. Os advogados argumentaram que André do Rap estava sem sentença condenatória definitiva desde o fim de 2019, mas mesmo assim seguia preso. O ministro do STF determinou a libertação do traficante, que deixou o presídio de de Presidente Venceslau (SP) na manhã deste sábado, 10.

“Risco efetivo que o paciente [criminoso] em liberdade pode criar

Fora da cadeia, André do Rap voltou a ter a prisão determinada pelo Supremo. Isso porque Fux atendeu ao pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, garantiu, segundo o site G1, que há “risco efetivo que o paciente [criminoso] em liberdade pode criar à ordem pública.”

Nesse sentido, Fux afirmou que o líder do PCC tem “comprovada altíssima periculosidade”. Além disso, o presidente do STF lembrou que, apesar de não haver sentença definitiva, o criminoso registra “dupla condenação em segundo grau por tráfico transnacional de drogas.”

Foragido?

A mudança de postura do STF em relação à detenção de André do Rap pode ser inútil. De acordo com o Jornal Nacional (TV Globo) e o portal UOL, investigadores da Polícia Militar de São Paulo seguiram os passos do traficante desde o momento em que, graças a um ministro da Suprema Corte do país, ele deixou a cadeia pela porta da frente. Em vez de ir para a residência no Guarujá (SP), como indicou à Justiça, ele teria ido até Maringá (SP). De lá, a informação é a de que embarcou rumo ao Paraguai em avião particular.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS