Offline
CPMI do 8 de janeiro: Pacheco confirma abertura na próxima semana
22/04/2023 08:40 em Política Brasil

O presidente dos Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou nesta sexta-feira, 21, que o requerimento para a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro será lido na sessão de quarta-feira, 26, do Congresso Nacional.

 

Leia mais: Governo Lula tentou esconder imagens do chefe do GSI no 8 de janeiro

 

“O requerimento será lido, e aí então haverá as indicações dos líderes partidários da Câmara e do Senado para a composição de instalação propriamente dita da CPMI”, declarou Pacheco, em entrevista à CNN Brasil.

 

Leia também: Imagens mostram atuação do GSI no 8 de janeiro

 

Segundo ele, a presença do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias no Planalto no momento da invasão é um “elemento a mais a ser apurado”.

 O requerimento deveria ter sido lido na quarta-feira passada, 18 de abril, mas, para dar mais tempo a Lula, Pacheco cedeu e adiou a leitura. Com isso, os parlamentares da oposição engrossaram as críticas.

 

Leia ainda: ‘Estou surpreso’, afirma general Dias, sobre declaração de Lula no caso das câmeras do Planalto

 

O deputado federal André Fernandes (PL-CE), autor da CPMI do 8 de janeiro, disse que a decisão de Pacheco de adiar a primeira sessão do Congresso mostrou um “presidente fraco” e que “não tem palavra”.

 

Leia mais: Novo pede à PGR abertura de processo por prevaricação contra ex-ministro de Lula

 

Agora, com o escândalo das imagens do GSI e o aval do governo, o presidente do Congresso colocará o requerimento em pauta.

“Desde o primeiro momento, hora nenhuma me opus à realização da CPI, até meus pronunciamentos foram nesse sentido, de que achava um fato extremamente razoável”, declarou Pacheco à CNN, sem admitir as manobras para atrasar a leitura do requerimento.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS