Offline
Imagens mostram atuação do GSI no 8 de janeiro
19/04/2023 12:36 em Notícias do Brasil

Imagens mostram como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) agiu em meio às manifestações realizadas em 8 de janeiro em Brasília. Na ocasião, a sede do Supremo Tribunal Federal, a do Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional foram invadidas. Material divulgado pela emissora CNN Brasil destaca que integrantes do GSI recuaram no momento em que os primeiros manifestantes invadiram o Palácio do Planalto. O ministro Gonçalves Dias estava dentro do Palácio do Planalto na ocasião.

 

Leia também: Defensoria questiona competência do STF em julgar manifestantes presos em Brasília

 

O vídeo mostra que integrantes do GSI recuaram em mais de um momento. Primeiramente, uma viatura deixou o estacionamento do Palácio do Planalto minutos antes de os primeiros manifestantes invadirem o local. Depois, homens que formavam barreira de escudos recuam. Já no estacionamento, outros policiais montaram uma barreira de isolamento, mas a metros dos manifestantes.

 

Leia ainda: Toffoli vota para tornar réus manifestantes de 8 de janeiro

 

Enquanto manifestantes invadiam o Palácio do Planalto, o general escolhido para chefiar o GSI — Gonçalves Dias — estava dentro do prédio. As imagens mostram ainda que um segurança do local deixou o posto em meio às manifestações ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro. Além disso, é possível ver que membros do GSI cumprimentam e chegam a entregar garrafas de água a alguns manifestantes — outro não reagiu ao ver um homem pegar um extintor.

 

Com imagens da atuação do GSI, deputado cobra instalação da CPMI do 8 de janeiro

invasao-de-8-de-janeiro-visao-ampla-da-rampa-do-congresso-3

Com a divulgação das imagens sobre a atuação do GSI na ocasião, o deputado federal André Fernandes (PL-CE) voltou a cobrar a instalação da CPMI do 8 de Janeiro. “O GSI do Lula não apenas facilitou a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os invasores receberam orientações do ministro chefe do GSI, Gonçalves Dias, escolhido por Lula”, publicou o parlamentar, por meio de seu perfil no Twitter.

 

Leia mais: Governo aciona aliados na madrugada para adiar sessão de instalação da CPMI

 

A expectativa de deputados e senadores da oposição era que a CPMI do 8 de janeiro fosse instalada na terça-feira, 18, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiou a sessão para a próxima semana.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS