Offline
Governo aciona aliados na madrugada para adiar sessão de instalação da CPMI
18/04/2023 12:49 em Política Brasil

Seis líderes da Câmara dos Deputados pediram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que adiasse a sessão no Congresso Nacional, marcada para acontecer nesta terça-feira, 18.

 

A solicitação, encaminhada na madrugada, partiu dos partidos que não são oposição ao governo do presidente Lula — que tenta minar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. Oesteapurou que Pacheco deve acatar o pedido dos líderes.

 

São eles os deputados: Zeca Dirceu (PT-PR), líder da Federação Brasil da Esperança (PT PCdoB PV); Antônio Brito (PSD-BA); Isnaldo Bulhões (MDB-AL); Fabio Macedo (Podemos-MA); Hugo Motta (Republicanos-PB); e Felipe Carreras (PSB-PE).

 

“Em função da centralidade da apreciação do mecanismo legal que dê conformidade à aplicação do piso da enfermagem e da não realização de sessão da Comissão Mista de Orçamento que trate dessa pauta, solicitamos a Vossa Excelência o adiamento da sessão do Congresso Nacional prevista para o dia 18 de abril”, argumentaram os líderes.

 

Conforme noticiou Oeste, os parlamentares estão usando o pagamento do piso da enfermagem para adiar a sessão. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que a sessão tem de acontecer na próxima semana, pois é de interesse do governo que o ato ocorra antes do início de maio.

 

Na prática, o governo busca angariar tempo para convencer os parlamentares a retirarem suas assinaturas da CPMI. Assim, quando a sessão for acontecer, o requerimento já não teria o número mínimo de assinaturas — de 171 deputados federais e 27 senadores.

 

Até o momento, a CPMI possui o apoio de 194 deputados e de 37 senadores. Procurado por Oeste, o deputado federal André Fernandes(PL-CE), autor da CPMI, não retornou até a publicação desta reportagem.

 

O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS