Offline
Lula chega a Portugal e pode enfrentar protestos
21/04/2023 12:27 em Política Brasil

O presidente Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, desembarcaram na manhã desta sexta-feira, 21, em Lisboa, capital de Portugal, onde o petista poderá enfrentar protestos de portugueses, descontentes sobretudo com suas declarações sobre a invasão da Ucrânia. 

Lula, que antecipou a viagem depois da crise gerada pelas imagens que mostram seu ex-ministro Gonçalves Dias no Palácio do Planalto no momento da invasão de 8 de janeiro, fica em Portugal até o dia 25.

 

Leia mais: Ex-chefe do GSI de Lula presta depoimento à PF nesta sexta-feira

 

Partidos da direita portuguesa, como o Chega e a Iniciativa Liberal, organizam protestos contra o petista, segundo a CNN PortugalO líder do partido Iniciativa Liberal, deputado Rui Rocha, defendeu a ideia de que o Parlamento “não pode receber um aliado de Putin como Lula”.

 

Depois de críticas, Lula não deve discursar na solenidade de 49 anos da Revolução dos Cravos, em 25 de abril. A emissora informa que ele vai discursar apenas na sessão solene de boas-vindas que lhe é dedicada na Assembleia da República.

 

Leia também: Imagens do 8 de janeiro derrubam chefe do GSI de Lula

 

Depois de Portugal, entre 25 e 26, Lula irá a Madri, capital espanhola. É a primeira viagem à Europa do presidente, que já esteve na Argentina, no Uruguai, nos Estados Unidos, na China e nos Emirados Árabes.

 

Com isso, Lula bate um recorde: desde a democratização, é o presidente que mais viajou nos quatro primeiros meses de governo. Desde janeiro, já fez quatro viagens internacionais e, ao fim de abril, terá visitado sete países. Isso significa que terá passado 18 dos 120 dias iniciais de seu mandato fora do Brasil. As viagens correspondem a quase duas voltas pela Terra.

 

Leia ainda: Estados Unidos e União Europeia criticam falas de Lula

 

A tentativa de priorizar a agenda internacional já rendeu críticas a Lula, que afirmou, durante a viagem à China, que Ucrânia e Rússia têm igual responsabilidade pela paz, mesmo que o conflito tenha sido iniciado com a invasão pela Rússia. Ele também afirmou que a União Europeia e os Estados Unidos contribuem para o conflito. Tanto o governo norte-americano quanto autoridades do bloco europeu criticaram o presidente brasileiro.

 

Leia mais: Partidos de Portugal se aliam contra visita de Lula

 

Por isso, nesses cinco dias em Portugal, Lula deve ter reuniões sobre o conflito na Ucrânia. Conforme a agenda oficial, o presidente deve participar da Cimeira Luso-Brasileira, encontro promovido pelo governo português, com a presença do presidente Marcelo Rebelo e do primeiro-ministro António Costa, de um encontro com empresários em Matosinhos e da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.

 

Na tarde do dia 25, Lula viajará a Madri. A agenda na Espanha ainda não está definida.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS