Offline
Imagens do 8 de janeiro derrubam chefe do GSI de Lula
20/04/2023 10:40 em Notícias do Brasil

O general Marco Edson Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pediu exoneração do cargo no fim da tarde desta quarta-feira, 19. A informação foi confirmada por Oeste.

 

A demissão acontece depois que o presidente Lula convocou uma reunião de emergência com pelo menos três ministros do governo. O encontro não estava previsto na agenda oficial do petista. Na ocasião, foi discutida a permanência de Gonçalves Dias no GSI. 

 

Leia também: STF forma maioria para tornar réus manifestantes do 8 de Janeiro

 

Inicialmente, a expectativa era que Dias fosse exonerado do cargo e não que pedisse o afastamento. Desse modo, ele é o primeiro ministro do governo Lula a cair — em quatro meses de governo.

Para a saída do GSI pesou o fato, conforme apurou Oeste, de que Lula se sentiu traído pelo general. O então ministro teria mentido, segundo a versão do petista, sobre as imagens da invasão ao Palácio do Planalto.

Até a base governista cobrava a saída de Gonçalves Dias

Kataguiri GSI
Foto: Exército/Divulgação

Conforme noticiou Oeste, o deputado governista Orlando Silva (PCdoB-SP) defendeu a exoneração de Dias. “Não há condições de o ministro Gonçalves Dias seguir no GSI”, explicou Silva.

A situação do general passou a ser questionada depois que a CNN Brasil divulgou imagens que mostram Dias dentro do Palácio do Planalto durante os atos de vandalismo em 8 de janeiro.

 

Leia mais: Inquérito da PF cita ligação entre PCC e defesa de Adélio

 

O ministro chegou até mesmo a faltar na Comissão de Segurança Pública da Câmara, marcada para as 14 horas. Como desculpa, ele apresentou um atestado médico, emitido às 13 horas, informando que foi atendido hoje com “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”. 

 

No entanto, conforme apurou Oeste, até às 11 horas a presença do general estava confirmada. Como resposta, o colegiado aprovou uma convocação de Dias com o apoio dos parlamentares governistas. Porém, como ele perdeu o status de ministro de Estado, a sua presença na Câmara deixa de ser obrigatória — agora, só uma eventual CPMI poderá convocá-lo.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS