Offline
Estados Unidos e União Europeia criticam falas de Lula
18/04/2023 13:18 em Política Internacional

Em conversa com jornalistas na segunda-feira, 17, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, disse que o presidente Lula “repete propaganda russa e chinesa como papagaio, sem olhar os fatos” e completou dizendo que os comentários do petista foram “equivocados”.

 

A fala diz respeito às últimas declarações do presidente da República, depois de receber o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov. “É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz”, afirmou o petista. “É preciso que a União Europeia comece a falar em paz para a gente poder convencer o Putin e o Zelensky de que a paz interessa a todo mundo”, declarou Lula.

 

Em discurso no Palácio do Itamaraty, Lavrov reiterou que a Rússia e o Brasil têm “visões únicas em relação aos acontecimentos” no mundo. E que os dois países estão “unidos por um desejo comum” de contribuir para a construção de um mundo “mais justo, verdadeiro e ‘democrático’”.

Reação dos Estados Unidos

Estados Unidos Lula

Em tom de inconformismo, o porta-voz da Casa Branca afirmou que “obviamente” os Estados Unidos querem que a guerra acabe e que isso seria possível “se Vladimir Putin parasse de atacar a Ucrânia e retirasse suas tropas”. Kirby disse ainda que as falas de Lula são “profundamente problemáticas”.

 

Kirby afirmou que a proposta apresentada por Lula envolvendo territórios ucranianos, como a Crimeia, fere os princípios do voto dado pelo Brasil sobre a integridade territorial na Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“Os comentários mais recentes do Brasil de que a Ucrânia deveria considerar ceder formalmente a Crimeia como uma concessão de paz são simplesmente equivocados, especialmente para um país como o Brasil, que votou para defender os princípios de soberania e integridade territorial”, declarou Kirby.

União Europeia

Estados Unidos Lula

O porta-voz de Assuntos Externos da União Europeia, Peter Stano, também respondeu a Lula e afirmou que o prolongamento do conflito é culpa da Rússia.

“Não é verdade que os Estados Unidos e a União Europeia estão ajudando a prolongar o conflito. Nós oferecemos inúmeras possibilidades à Rússia de um acordo de negociação em termos civilizados”, afirmou o porta-voz do bloco europeu.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS