Offline
Nicarágua: polícia invade jornal crítico ao governo e prende repórteres
20/05/2021 21:27 em Notícias do Mundo

Policiais invadiram nesta quinta-feira, 20, o escritório do jornal e site de notícias El Confidencial, cuja linha editorial é crítica à ditadura de Daniel Ortega. A redação do jornal fica na capital do país, Manágua. A sede da publicação foi cercada pela polícia, que acabou entrando no local e prendendo alguns repórteres, segundo relatos de agências internacionais.

O fotógrafo e cinegrafista Lionel Gutiérrez, do próprio jornal, e profissionais das agências de notícias France-Presse e Efe que estavam cobrindo o cerco ao prédio também foram detidos.

Leia mais: Ditadura venezuelana confisca sede de jornal ‘El Nacional’

Em seu perfil no Twitter, o jornalista e diretor da publicação, Carlos Fernando Chamorro, denunciou o atentado contra a liberdade de imprensa. “Exigimos respeito à integridade física de nossos jornalistas e que não se roubem nossos equipamentos. Há dois anos, nos assaltaram e confiscaram, mas nunca nos calaram. Seguiremos informando”, escreveu.

 

O ditador Daniel Ortega governa o país desde 2007. Em novembro, estão marcadas novas eleições presidenciais, mas os partidos de oposição não estão autorizados a participar do pleito. Ainda não se sabe se Ortega disputará um novo mandato — em seu governo, foi aprovada a possibilidade de reeleição indefinida, sem limites. Caso ele não concorra, quem deve disputar é sua mulher e vice-presidente do país, Rosario Murillo.

Leia também: Militares franceses criticam ‘concessões’ de Macron ao islamismo na França

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS