Offline
China usou o coronavírus para expandir influência, acusa ex-embaixadora dos EUA
27/04/2021 08:58 em Política Internacional

Samantha Power, ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, garante que o Partido Comunista da China (PCC) instrumentalizou a epidemia de covid-19 de modo a ganhar projeção global. “Foram muito pragmáticos com os países aos quais os forneceu EPIs, e quase sempre pediu algo em troca. ‘Preciso que vocês apoiem nossa atitude com os Uyghurs no Conselho de Direitos Humanos da ONU’ ou ‘preciso que acompanhem uma canção elogiando a China pelos EPIs que forneceu'”, analisou Power, em entrevista ao Roda Viva, na segunda-feira, 26, ao mencionar o 5G do país asiático.

Leia mais: China pode dominar tecnologia mundial, alerta Reino Unido

Samantha Power, ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Foto: reprodução YouTube

De acordo com a diplomata, o PCC usa a tecnologia de comunicação com a finalidade de vigiar outras nações e repassar informações ao alto escalão da ditadura asiática. “Trata-se de espionagem comercial”, garantiu. Power alertou que o Brasil não pode ficar vulnerável “aos caprichos do governo chinês”. Ela lembrou que o PCC utiliza até mesmo as vacinas como produto de chantagem ao promover mudanças políticas e econômicas nos países-alvo.

Leia também: China ameaça Austrália por anulação de acordo comercial

No governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Power foi convidada para chefiar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a USAid.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS