Offline
Vacinação: Brasil já tem mais seringas do que vacinas
14/01/2021 18:28 em Notícias do Brasil

O Brasil tem 180 milhões de seringas com agulhas e 12,8 milhões de doses de vacinas para começar a imunização contra a covid-19. Na quarta-feira 13, o Ministério da Saúde já contabilizava 100 milhões de seringas e agulhas próprias destinadas à imunização para conter a pandemia. A maior parte, 60 milhões, foi adquirida por requisição da quantidade excedente produzida pela indústria e o restante, 40 milhões, através da Organização Pan-americana de Saúde. Além disso, as contas ministeriais indicam outros 80 milhões de kits em posse dos Estados.

Leia mais: CoronaVac: Doria será convidado pela Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos

Quanto aos imunizantes, o governo federal anunciou que, neste sábado, 16, devem chegar ao Brasil 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, e cerca de 10,8 milhões de doses da CoronaVac —  desenvolvida pela chinesa Sinovac — que já estão disponíveis no Instituto Butantan, em São Paulo. Resumindo: o país conta com 14 seringas por cada dose para iniciar seu programa de vacinação contra o coronavírus.

Conforme a Revista Oeste antecipou, não vai faltar seringa para a vacinação. O que falta, agora, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária dar a autorização de uso dos imunizantes. Isso pode acontecer neste domingo, 17, quando a entidade federal terá reunião com a Fundação Oswaldo Cruz — que é parceira da Oxford no Brasil — e com o Instituto Butantan para definir como será o uso emergencial desses produtos.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS