Offline
Pazuello: Brasil vai buscar vacina na Índia e imunização começa em janeiro
13/01/2021 18:23 em Ciência & Saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira, 13, em Manaus que a população brasileira começará a ser vacinada ainda este mês. Ele disse que o governo irá enviar um avião à Índia para buscar 2 milhões de doses prontas da vacina da AstraZeneca.

Pazuello também reforçou que os imunizantes cuja segurança e eficácia forem comprovadas serão distribuídos para todo o país ao mesmo tempo, de acordo com a proporção populacional dos grupos considerados prioritários.

Leia mais: Sinovac justifica baixa eficácia da CoronaVac no Brasil

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina induz à produção de anticorpos, mas isto não acontece no dia seguinte. A literatura fala em 30 a 60 dias. Não é tomar a vacina no dia 20 e, no dia 22 estar na rua fazendo festa”, alertou Pazuello.

O ministro também ressaltou que a população deverá manter os cuidados que já vêm sendo recomendados, como o uso de máscara, distanciamento social e a atenção à higiene das mãos e de objetos.

Veja também: Colunista da ‘Folha’ defende ‘autoritarismo necessário’

O ministro disse que devido à gravidade da situação atual em Manaus, a prioridade deve ser o tratamento precoce nas unidades básicas de saúde. Ele destacou que não há “como resolver esta situação se não transformarmos o atendimento precoce em prioridade da prefeitura de Manaus”.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS