Offline
Moraes quebra sigilo de imagens do 8 de janeiro e manda PF ouvir agentes do GSI
22/04/2023 08:26 em Política Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo das imagens do circuito interno do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. 

 

Leia também: Governo Lula tentou esconder imagens do chefe do GSI no 8 de janeiro

 

Na decisão desta sexta-feira, 21, o magistrado também pediu à Polícia Federal que ouça agentes e servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estavam de plantão durante as manifestações que ocorreram nas sedes dos Três Poderes. 

 

“Diante do exposto, determino a quebra do sigilo da divulgação das imagens do dia 08/01/2023, do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto em poder do GSI, com o envio a esta Suprema Corte, em 48 (quarenta e oito) horas, de TODO O MATERIAL EXISTENTE, observada a preservação integral das imagens, que será aferida em posterior perícia, para efeito de preservação da cadeia de custódia”, escreveu Moraes, na decisão.

 

Além disso, Moraes determinou que o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, envie uma cópia integral do processo interno que apura a participação de agentes do GSI e a a conduta dos agentes públicos e militares envolvidos nos inquéritos.

 

Leia mais: Novo pede à PGR abertura de processo por prevaricação contra ex-ministro de Lula

 

A determinação ocorre depois da divulgação de imagens das câmeras internas do Palácio do Planalto, em que é possível ver o então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, em meio aos vândalos que depredaram o Palácio do Planalto.

 

Leia ainda: STF forma maioria para tornar réus manifestantes do 8 de Janeiro

 

As cenas detalham como o GSI agiu naquela tarde e levantaram suspeitas de colaboração e omissão das autoridades. Na ocasião, a sede do Supremo Tribunal Federal, a do Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional foram invadidas.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS