Offline
EUA começam a recusar imigrantes da Nicarágua, Cuba e Haiti
17/01/2023 13:02 em Política Internacional

O governo do democrata Joe Biden anunciou na quinta-feira, 5 de janeiro, que começará imediatamente a barrar cubanos, haitianos e nicaraguenses que cruzam a fronteira dos Estados Unidos de forma ilegal. Essa medida já é usada para impedir imigrantes venezuelanos de entrar no país.

Os EUA aceitarão 30 mil pessoas por mês dos quatro países por dois anos e oferecerão a possibilidade de trabalho regularizado, desde que entrem legalmente, tenham patrocinadores e passem por verificações e checagens de antecedentes.

Leia mais: Brasil bate recorde de pedidos de refúgio de cubanos

Segundo as autoridades norte-americanas, houve aumento expressivo do número de imigrantes desses quatro países, que, em comum, têm instabilidade social, crise econômica e perseguição a adversários políticos. E os EUA não têm uma maneira rápida de devolver os ilegais aos seus países de origem.

A nova política pode resultar em 360 mil pessoas desses quatro países entrando legalmente nos EUA em um ano. No entanto, o número de pessoas tentando entrar ilegalmente, a pé, pelo México, é muito maior. Apenas em novembro, mais de 82 mil imigrantes foram impedidos de entrar nos EUA.

Apesar do problema crescente — a cidade de Nova Iorque, por exemplo, declarou estado de emergência em razão do elevado número de imigrantes ilegais — a administração Biden tem sido relutante em tomar medidas duras, que poderiam parecer com as da administração de Donald Trump.

Leia também: Mais 5 documentos secretos são encontrados em casa de Joe Biden

Os governos republicanos, especialmente dos Estados ao Sul, com fronteira com o México, criticam Biden, dizendo que seu governo é ineficiente em lidar com os problemas de segurança na fronteira.

Fonte: revistaoeste.com 

COMENTÁRIOS