Offline
Irã executa ex-vice-ministro da Defesa
14/01/2023 20:23 em Notícias do Mundo

O Irã executou neste sábado, 14, um ex-funcionário do alto escalão do Ministério da Defesa condenado de espionagem para o Reino Unido.

De cidadania britânica-iraniana, Alireza Akbari, de 61 anos, foi sentenciado ao enforcamento por “corrupção na terra e ataque à segurança interna e externa do país”, segundo a agência de notícias Mizan. O Reino Unido chamou a execução de “ato bárbaro” e disse que o Irã “não ficará sem resposta”.

Leia mais: Canadá: Jordan Peterson pode perder licença de psicólogo por criticar Justin Trudeau

Akbari foi apresentado no Irã como “espião-chave” do Serviço Secreto de Inteligência britânico (SIS), mais conhecido como MI6, e condenado à morte no início desta semana. Veterano da guerra Irã-Iraque, ele ocupou os cargos de vice-ministro da Defesa para as Relações Exteriores, chefe de uma unidade em um centro de pesquisa ministerial e assessor do comandante da Marinha.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou que foi um ato “implacável e covarde”. Pouco depois, o Reino Unido afirmou que ordenou sanções contra o procurador-geral do Irã, Mohammar Jafar Montazeri.

Leia também: Irã adverte França por charges ‘insultantes’ do Charlie Hebdo

A Anistia Internacional repudiou a execução e disse que se tratou de um ataque iraniano ao direito à vida. A França também condenou o ato “com a maior firmeza”, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: revistaoeste.com 

COMENTÁRIOS