Offline
Djokovic volta a ser detido na Austrália acusado de ser "uma ameaça sanitária"
15/01/2022 11:48 em Esportes

Às vésperas do início do Aberto da Austrália, o tenista sérvio Novak Djokovic voltou a ser detido na noite de sexta-feira 14 (pelo horário de Brasília; já sábado, 15, em Melbourne), depois de ter o visto cancelado pela segunda vez pelo governo australiano.

As autoridades locais suspenderam o visto do esportista, mas não o expulsaram do país, à espera de uma nova manifestação da Justiça a respeito de um recurso apresentado pelos advogados de Djokovic.

O governo da Austrália alega que o sérvio, por não ter se vacinado contra a covid-19, representa uma ameaça sanitária para a comunidade e incentiva “o sentimento antivacinas” em um momento de recrudescimento da pandemia.

Leia também: Kelly Slater, campeão mundial de surf, sai em defesa de Novak Djokovic

Djokovic, de acordo com as leis do país, não poderá obter um visto para a Austrália pelos próximos três anos, exceto em circunstâncias excepcionais. Em tese, o tenista poderia ser deportado da Austrália. Ele só não será obrigado a deixar o país se obtiver uma vitória judicial.

O caso envolvendo o atleta agora está sob a alçada da Justiça Federal australiana, depois de um juiz de Melbourne ter se declarado incompetente para realizar o julgamento. Essa mudança de jurisdição, segundo os próprios advogados de Djokovic, pode fazer o processo se arrastar ainda mais.

Leia mais: Renan Lodi não foi convocado por não ter se vacinado, diz Tite

A defesa do tenista de 34 anos, número 1 do mundo, entrou com um recurso para tentar reverter uma decisão considerada “irracional”. Uma nova audiência sobre o caso pode ocorrer no domingo, dia16 (neste sábado, 15, pelo horário de Brasília).

Neste domingo, Djokovic tem estreia marcada no Aberto da Austrália, torneio que já conquistou nove vezes.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS