Offline
Países pobres rejeitam 100 milhões de vacinas contra a covid
13/01/2022 17:21 em Notícias do Mundo

Os países pobres rejeitaram mais de 100 milhões de doses de vacina contra a covid-19 só no mês de dezembro de 2021, mostrou um relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A informação foi apresentada ao Parlamento Europeu, nesta quinta-feira, 13, pela diretora da Divisão de Suprimentos do Unicef, Etleva Kadilli.

Segundo Kadilli, a principal razão apresentada para a negativa estava relacionada à vida útil do imunizante, já que a validade de parte das doses doadas estava perto de expirar.

Leia também: Doses de reforço frequentes da vacina prejudicam resposta imunológica

Ainda segundo a representante do Unicef, os países mais pobres também foram forçados a recusar os suprimentos por não terem a infraestrutura necessária para armazená-los, como refrigeradores que mantêm as vacinas na temperatura adequada.

Os números são mais um indício da dificuldade em ampliar o acesso à vacinação apesar da oferta crescente de imunizantes.

Segundo dados do Unicef, mais de 681 milhões de doses doadas a cerca de 90 países estão sem uso atualmente.

Leia mais: Vigilância Sanitária de SC investiga morte de adolescente após vacina da Pfizer

A Organização Mundial da Saúde informou neste mês que 67% da população dos países mais ricos está com o esquema vacinal completo contra o coronavírus.

Nas nações mais pobres, o índice dos que receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 é de 8%.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS