Offline
Doses de reforço frequentes da vacina prejudicam resposta imunológica
13/01/2022 17:05 em Notícias do Brasil

“Anvisa” da União Europeia (EMA, na sigla em inglês) levantou dúvidas sobre a estratégia de vacinação contra a covid-19 com repetidas doses de reforço em curtos intervalos de tempo. O alerta foi feito por Marco Cavaleri, diretor para estratégia de vacinação da EMA, em entrevista coletiva na terça-feira, 11.

Leia também: Vigilância Sanitária de SC investiga morte de adolescente após vacina da Pfizer

Conforme o especialista, ainda não há dados que apoiem a necessidade de uma quarta dose da vacina. “Enquanto a aplicação de doses adicionais pode fazer parte de planos de contingência, vacinações repetidas em intervalos curtos não seriam uma estratégia sustentável de longo prazo”, disse.

Cavaleri advertiu que a estratégia de oferecer doses de reforço a cada quatro meses pode sobrecarregar a resposta imunológica dos indivíduos. Para ele, caso a necessidade de aplicação de repetidas doses seja comprovada, seria melhor espaçá-las, como é feito com as vacinas anuais contra gripe.

Leia mais: Juiz afirma que população deve denunciar pais que não vacinarem seus filhos

“Reforços podem ser feitos uma vez, talvez duas. Mas não são nada que devemos pensar que deva ser feito constantemente”, alertou. “Ninguém sabe exatamente quando o fim do túnel será alcançado, mas nós chegaremos lá”, observou. “Estamos no caminho para que o vírus se torne mais endêmico”.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS