Offline
G20 termina com poucos compromissos concretos sobre o clima
01/11/2021 07:41 em Notícias do Mundo

A declaração final do encontro de cúpula do G20, em Roma, neste domingo, 31, não apresentou praticamente nenhum grande compromisso concreto de seus integrantes em relação às mudanças climáticas. O grupo — que reúne as principais economias do mundo — conta com 19 países e mais a União Europeia. As nações que o compõem respondem por cerca de 80% da produção econômica global e 75% do comércio e das exportações.

Na declaração final, os participantes da reunião do G20 se comprometeram a reduzir o aquecimento global a 1,5ºC e diminuir a utilização do carvão. Por outro lado, não foi definida uma data exata para a neutralidade de carbono.

 

Leia mais: Premiê italiano recebe Bolsonaro antes de cúpula do G20

“Reconhecemos que os impactos das mudanças climáticas a 1,5°C são muito menores do que a 2°C. Manter 1,5°C ao alcance exigirá ações significativas e eficazes e compromisso de todos os países”, diz o documento.

A nota final do encontro afirma ainda que os planos de cada país para reduzir as emissões terão de ser fortalecidos “se necessário”. Não há qualquer menção específica sobre prazos para zerar as emissões.

Leia também: Na Itália para o G20, Bolsonaro anda com apoiadores, pede pizza e Coca-Cola

 

Os integrantes do G20 também reafirmaram o compromisso, até agora não cumprido, de destinar US$ 100 milhões aos países em desenvolvimento, de modo que essas nações tenham mais condições de implementar programas para reduzir emissões.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS