Offline
Pfizer pede autorização para vacina em crianças a partir dos 5 anos de idade nos EUA
07/10/2021 15:56 em Ciência & Saúde

A Pfizer disse nesta quinta-feira, 7, que busca a autorização para o uso emergencial de sua vacina contra a covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos. O pedido é avaliado pela Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), agência dos Estados Unidos que é equivalente à brasileira Anvisa.

Leia mais: Terceira dose da vacina deve render bilhões para farmacêuticas

No fim do mês passado, a companhia farmacêutica enviou para o FDA dados de um estudo com voluntários sobre uso de seu imunizante nessa faixa etária. O ensaio incluiu 2.268 participantes que utilizaram duas doses do produto administradas com 21 dias de intervalo. Em cada aplicação, a dosagem foi de 10 microgramas — três vezes menor em comparação com a 30 microgramas que é utilizada em jovens com 12 anos, idade mínima determinada pelo órgão para fazer uso do produto.

Leia também: AstraZeneca pede autorização para tratamento preventivo contra o coronavírus nos EUA

O FDA agendou para o dia 26 de outubro uma reunião com objetivo de discutir a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos. Uma vez que o parecer do encontro for favorável à imunização nesse contingente populacional, um painel de consultores de vacinas do Centers for Disease Control and Prevention (CDC, sigla em inglês) deve se reunir para avaliar se recomenda o seu uso.

Leia ainda: Vacina da Janssen: ‘Anvisa dos EUA’ põe alerta para advertir sobre síndrome autoimune

“Sabemos, por nossa vasta experiência com outras vacinas pediátricas, que as crianças não são adultos pequenos e faremos uma avaliação abrangente dos dados dos ensaios clínicos apresentados em apoio à segurança e eficácia da vacina usada em uma população pediátrica mais jovem, que pode precisar uma dosagem ou formulação diferente daquela usada em uma população pediátrica mais velha ou adultos “, disse a Dra. Janet Woodcock, Comissária em exercício da FDA.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS