Offline
Museu da Língua Portuguesa ‘vandaliza’ cultura ao usar pronome neutro, diz Mario Frias
25/07/2021 10:10 em Notícias do Brasil

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, criticou o uso do pronome neutro “todes” pelas mídias sociais do Museu de Língua Portuguesa. “O governo federal investiu R$ 56 milhões nas obras do Museu da Língua Portuguesa, para preservarmos o nosso patrimônio cultural, que depende da preservação da nossa língua”, disse o secretário. “Não aceitarei que esse investimento sirva para agentes públicos brincarem de revolução”.

Leia mais: Twitter apaga resposta do secretário da Cultura a post sobre eventual morte de Bolsonaro

Frias garante que vai tomar as medidas necessárias para impedir que verbas públicas federais sejam utilizadas em propagandas ideológicas. “Se o governo paulista se comporta como militante, vandalizando nossa cultura, não o fará com verba federal”, asseverou.

A confusão

O Museu da Língua Portuguesa adotou a escrita de pronome neutro em seus perfis nas mídias sociais. Em 12 de julho, a instituição publicou um post em que aparece escrito o termo “todes”, apesar de ele ser inexistente nas normas oficiais do idioma.

 

Leia também: Censura: Google encerra o canal Terça Livre no YouTube

Depois da repercussão negativa, a entidade se pronunciou em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo.

“Desde sua fundação, em 2006, o Museu da Língua Portuguesa se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora. Nesse sentido, o Museu está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade”.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS