Offline
Sem alarde, Brasil sediou Pan-Americano de Ginástica Artística
08/06/2021 19:14 em Notícias do Brasil

A notícia de que o Brasil sediaria a Copa América causou rebuliço em setores da imprensa e da política. De acordo com os críticos, o país não está em condições de realizar um evento dessa magnitude, visto que a pandemia do novo coronavírus não arrefeceu — o índice de contaminação segue alto, os hospitais continuam cheios, as vítimas surgem aos montes.

A competição de seleções será concluída em menos jogos do que qualquer campeonato relevante da América do Sul — ao todo, serão disputadas 28 partidas. Somados os jogos do Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, 1.072 eventos ocorrerão. Nesse cenário, a Copa América oferece risco substancialmente menor de contaminação pela covid-19.

Leia também: Jogadores da seleção brasileira decidem disputar Copa América

Contudo, o Brasil não é apenas sede do torneio de seleções. No último domingo, 6, encerrou-se a participação brasileira no Pan-Americano de Ginástica Artística, realizado na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os atletas conquistaram nove medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze — os resultados levaram o Brasil ao primeiro lugar geral da competição.

Participaram do Pan-Americano de Ginástica Artística Colômbia, Equador, Panamá, Peru, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Chile, Costa Rica, Guatemala, Trinidad e Tobago, México, República Dominicana, Porto Rico, Ilhas Cayman, Venezuela e o próprio Brasil. São 17 nações, portanto.

Leia mais: Bolsonaro nega que tenha pedido saída de Tite da seleção: ‘Estou fora dessa’

Segundo o governo brasileiro, a realização da competição demandou a mobilização de 484 pessoas, entre equipes de segurança; limpeza; transporte e montagem; atletas e oficiais; voluntários e demais representantes da Confederação Brasileira de Ginástica. Como ocorre na Copa América, os participantes foram testados antes de iniciar as atividades e só após o resultado negativo receberam as credenciais de acesso à arena.

O Pan-Americano de Ginástica Artística foi transmitido pelos canais SporTV, que pertencem à Globo. Os direitos de transmissão da Copa América, por sua vez, pertencem ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e à Disney. O primeiro evento foi realizado sem estardalhaço.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS