Offline
Conselho de Ética aprova cassação de Flordelis
08/06/2021 17:34 em Política Brasil

Por 16 a 1, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recomendou nesta terça-feira, 8, a perda do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ) por quebra de decoro parlamentar. A deputada ainda poderá recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça. A decisão final pela cassação ou não caberá ao Plenário.

Para cassar o mandato, são necessários os votos de pelo menos 257 deputados (maioria absoluta) em votação aberta e nominal. Flordelis é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Ela nega.

Leia mais: Polícia Federal prende três em operação determinada por Moraes

O relator do processo no conselho, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), afirmou que a parlamentar não conseguiu provar sua inocência, tentou usar o mandato para cooptar um de seus filhos para assumir a autoria do crime, era a única da família com recursos para comprar a arma do crime e também teria abusado de prerrogativas parlamentares.

Sete filhos de Flordelis foram presos acusados de envolvimento no caso. Flordelis não pode ser presa em razão da imunidade parlamentar. Presente à reunião do Conselho de Ética, Flordelis voltou a negar que tenha mandado matar o marido e pediu, chorando, que os parlamentares aguardassem seu julgamento pela Justiça, antes de tomar uma decisão.

Fonte: revistaoeste.com [Com informações da Agência Câmara]

COMENTÁRIOS