Offline
Após polêmica ao encerrar investigação, Biden pede para apurar a origem do coronavírus
27/05/2021 22:18 em Notícias do Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou nesta quarta-feira, 26, uma nova investigação sobre a gênese do coronavírus. O pedido foi feito horas depois da publicação de uma reportagem da CNN norte-americana. A matéria garantiu que o democrata encerrou um procedimento voltado a apurar a origem da covid-19. Os trabalhos eram capitaneados pelo ex-secretário de Estado do país Mike Pompeo, que se queixou no Twitter na manhã desta quarta-feira: “Biden está do lado da China, da OMS e da mídia liberal sobre o vírus de Wuhan […] fechando a investigação da origem da pandemia que eu comecei.”

O motivo para o fim das atividades liderados pelo ex-chanceler foi a suposta qualidade ruim do trabalho.

Leia mais: CoronaVac: efetividade varia de 61,8% a 28% em idosos a partir dos 70 anos, diz pesquisa

“Pedi à comunidade de inteligência para redobrar os seus esforços de modo a coletar e analisar a informação que pode nos deixar mais perto de uma conclusão definitiva sobre o coronavírus, e para responder em 90 dias”, informou Biden, em comunicado emitido pela Casa Branca. O chefe do Executivo revelou, ainda, que duas agências consultadas propõem duas versões acerca de como surgiu a covid-19: uma assegura que o vínculo é animal; a outra, que o microrganismo veio de um laboratório da China. “Os EUA também continuarão trabalhando com parceiros com ideias semelhantes para pressionar a China a participar de uma investigação internacional completa”, disse o presidente.

Segundo uma reportagem do The Wall Street Journal publicada no último domingo, três funcionários do Instituto de Virologia de Wuhan (WIV, na sigla em inglês), na China, foram hospitalizados ainda em novembro de 2019. Embora não sejam conhecidos os motivos que levaram os pacientes a procurar ajuda médica, isso poderia ser um indício de que o coronavírus tenha escapado do laboratório.

Leia também: Fotos revelam que agência de notícias dos EUA tem proximidade com membros da ditadura chinesa

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS