Offline
Em reunião em São Paulo, FHC sela apoio a Lula contra Bolsonaro
21/05/2021 13:50 em Política Brasil

O que já vinha sendo costurado nos bastidores agora se tornou mais concreto, com direito a almoço e foto publicada nas redes sociais. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) almoçaram juntos em São Paulo nesta semana, em um encontro organizado pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, amigo de ambos.

Nas redes sociais, Lula publicou uma foto ao lado do tucano, que foi seu adversário em duas eleições presidenciais (1994 e 1998). Segundo o petista, o almoço com o agora possível aliado teve “muita democracia no cardápio”.

Leia mais: Léo Pinheiro confirma propina superior a R$ 20 mi em gestão de prefeito petista

Lula e FHC, juntos e unidos contra Bolsonaro. Foto: reprodução internet

Em entrevista recente ao jornalista Pedro Bial, da TV Globo, FHC admitiu que votaria em Lula em um possível segundo entre o petista o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. “O Lula é uma pessoa curiosa porque, ao mesmo tempo em que ele é líder sindical e olha para os que mais precisam, ele gosta dos que não precisam […]. Então, ele faz uma ponte e, em certas circunstâncias, é melhor ter alguém que faça pontes do que alguém que derrube pontes”, disse o tucano. “O Lula respeita as instituições.”

FHC foi eleito e reeleito presidente da República, em 1994 e 1998, após derrotar Lula com grande vantagem, ainda no primeiro turno. Em 2002, o petista venceu sua primeira eleição ao superar o tucano José Serra, que era o candidato do governo. Em 2006, foi a vez de Lula vencer Geraldo Alckmin (PSDB), fazendo uma série de ataques aos oito anos de governo de FHC. Em 2010, Dilma Rousseff (PT) derrotou Serra e, em 2014, a petista venceu Aécio Neves (PSDB).

Leia também: Parlamentares de esquerda emitem nota contra Israel

Para a sucessão presidencial de 2022, o PSDB espera lançar candidato próprio no primeiro turno. O partido marcou prévias para outubro deste ano. Até o momento, os postulantes são os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio e do senador Tasso Jereissati (CE).

Lula e FHC, juntos, na década de 1960. Foto: reprodução internet

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS