Offline
Anvisa recomenda suspender uso da vacina da Oxford/AstraZeneca em gestantes
11/05/2021 20:49 em Notícias do Brasil

Ao menos dez Estados e o Distrito Federal interromperam a aplicação da vacina da Oxford/AstraZeneca em grávidas após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão regulador emitiu nota técnica na noite desta segunda-feira, 10, sugerindo a suspensão da aplicação da vacina nesse grupo. A orientação da Anvisa é para que seja seguida a bula atual do imunizante da Oxford/AstraZeneca, na qual não consta o uso em gestantes.

Leia mais: Morte de grávida após tomar dose da AstraZeneca é investigada

De acordo com a nota da Anvisa, a decisão é fundamentada no “monitoramento constante de eventos adversos possivelmente causados pelas vacinas em uso no país”.

Leia mais: Mais 100 milhões de doses da Pfizer chegarão ainda em 2021, garante Queiroga

Gestantes no grupo prioritário de vacinação

Gestantes e puérperas (aquelas que deram à luz há até 45 dias) foram incluídas em abril no grupo prioritário pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Santa Catarina decidiram interromper a aplicação da vacina da Oxford/AstraZeneca. O uso off-label (fora da bula) só pode ser feito com recomendação médica, mediante avaliação individual.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS