Offline
Moraes determina abertura de inquérito para apurar suposto ataque hacker ao STF
11/05/2021 20:32 em Notícias do Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira, 11, a abertura de um inquérito para investigar um suposto ataque hacker ao site do tribunal. A investigação será sigilosa.

Após avaliação da Polícia Federal, o magistrado entendeu que existem elementos de uma suposta ameaça ao STF e que os fatos podem estar vinculados à apuração dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

Leia mais: URGENTE: Polícia Federal pede ao STF abertura de inquérito para investigar Toffoli

Na quinta-feira, 5, o Supremo identificou um “acesso fora do padrão” e, por isso, decidiu retirar o site do ar para usuários externos. A ação foi identificada e contida enquanto ainda estava em andamento. Segundo dados preliminares, não houve comprometimento de informações sigilosas.

Na ocasião, a Corte explicou que, recentemente, tem experimentado expressivo aumento na quantidade de acessos no portal por meio de “robôs” adotados por empresas, entidades e outros profissionais ligados ao direito que capturam dados públicos, como andamento processual e jurisprudência, para uso lícito.

Leia também: Barroso divulga vídeo de apologia à descriminalização da maconha

Nos casos em que os sistemas do tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um “robô do bem” ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entrada.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS