Offline
Editorial: "A Justiça ordena. Obedeço se eu quiser"
27/04/2021 10:57 em Editorial Gospel Florida Radio

Editorial Gospel Florida Radio

*Tancredo Junior

Rodrigo Pacheco disse que não vai acatar a decisão da Justiça que impede a nomeação de Renan Calheiros como relator da CPI da Covid, alegando que trata-se de uma "questão interna corporis do parlamento, que não admite interferência de um juiz", porém, acatou decisão do ministro Luís Roberto Barroso (STF) que determinou a abertura da CPI da Covid no Senado, uma clara interferência do Judiciário no Legislativo.
O presidente do Senado não questionou a decisão de Barroso e determinou a instalação imediata da CPI.
A decisão de Pacheco não tem nada a ver com a "preservação da competência do Senado", que, segundo ele, é "essencial ao estado de direito" para manter a "harmonia e independência entre os poderes". Tem a ver, claramente, com a sua opção de obedecer a ordem judicial que lhe convém, que o agrada, contra ou a favor de quem lhe interessa proteger ou prejudicar, que representa os seus interesses e do corporativismo do qual ele faz parte.
Pacheco não criou um fato novo, apenas seguiu a velha cartilha já adotada pelo próprio Renan Calheiros, que em 2016 desobedeceu ordem do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que o afastava do cargo de presidente do Senado. Não é novidade, portanto, a postura de Pacheco, pois, no Brasil, Renan Calheiros criou uma jurisprudência: manda quem tem poder, obedece quem quiser.
 
*Tancredo Junior, jornalista e radialista, editor do portal Gospel Florida Radio
COMENTÁRIOS