Offline
Origem animal do coronavírus é ‘muito provável’, informa OMS
30/03/2021 20:47 em Ciência & Saúde

covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, provavelmente se espalhou para as pessoas por meio de um animal, segundo relatório de 120 páginas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O documento, divulgado nesta terça-feira, 30, dá quatro possíveis fontes para o vírus: transmissão direta de uma fonte animal, descrita como “transbordamento”; um hospedeiro animal intermediário que foi infectado por um morcego, seguido por transbordamento; contaminação através de alimentos congelados; ou vazamento acidental de um laboratório.

Leia mais: China ocultou dados da origem da covid-19, admite OMS

De acordo com o estudo, o transbordamento direto é considerado “via possível a provável”, enquanto a introdução por meio de hospedeiro intermediário é considerada “via provável a muito provável”. A introdução por meio de produtos alimentícios é considerada “via possível”; já a introdução por meio de um incidente de laboratório foi considerada “via extremamente improvável”.

Leia também: Anvisa concede certificado de boas práticas para Janssen e Sputnik V

O relatório foi escrito por uma equipe internacional composta por 17 especialistas chineses mais 17 especialistas de outros países, além da OMS, da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (Goarn) e da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE).

Fonte: revistaoeste.com [Com informações da CNN Brasil]

COMENTÁRIOS