Offline
Doria prorroga restrições no Estado de São Paulo até 11 de abril
26/03/2021 22:15 em Notícias do Brasil

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou nesta sexta-feira, 26, que a gestão Doria vai estender a fase emergencial até 11 de abril. A etapa é a mais restritiva do plano de contingência da covid-19. Nela, todos os serviços considerados não essenciais ficam fechados. Além disso, há um de toque de recolher entre 20h e 5h. A ampliação do período, calculado inicialmente para 15 dias, já era considerada pelo governo paulista. Com o anúncio, serão 26 dias com todo o Estado fechado, depois de nove dias já na fase vermelha. “Acreditamos que, ao longo desse período, vamos começar a observar redução progressiva no número de casos graves”, declarou Paulo Menezes, coordenador das políticas sanitárias de Doria.

Leia mais: Hospital dos EUA diz que desenvolveu vacina anunciada como 100% brasileira pelo Butantan

O fracasso do lockdown

Publicado pela revista britânica The Lancet em julho de 2020, um estudo revelou que, em uma comparação entre 50 países, a covid-19 foi mais mortal em lugares com população mais velha e com maior taxa de obesidade, mas não se observou redução de mortalidade em países que fecharam suas fronteiras ou aplicaram o “bloqueio completo”. Na Universidade de Edimburgo, na Escócia, um pesquisador concluiu que as infecções na Grã-Bretanha já estavam diminuindo antes que o lockdown começasse no fim de março.

Leia também: Covid-19: Marcos Pontes anuncia vacina do governo federal

Uma análise realizada pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe descobriu que as infecções na Alemanha estavam se reduzindo na maior parte do país antes do início das medidas de confinamento. Também foi provado que o toque de recolher imposto na Baviera e em outros Estados não surtiu efeito. Nos Estados Unidos, menos de 1% da população vive em lares de idosos, mas, em janeiro de 2021, essa pequena fração foi responsável por 36% das mortes por covid-19 no país. Até mesmo quem estava “protegido” entre muros não escapou do contágio.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS