Offline
5G: Huawei não está apta para participar da rede privativa do governo
09/03/2021 21:11 em Novidades & Tecnologia

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta terça-feira , 9, que, neste momento, a chinesa Huawei não está apta a participar da rede privativa de 5G do governo brasileiro. Segundo ele, a empresa também não demonstrou interesse no projeto.

Leia mais: Anatel aprova edital para leilão do 5G

Em audiência na Câmara, Faria acrescentou que essa rede será construída e gerida por uma operadora privada e servirá ao Poder Executivo, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Procuradoria-Geral da República. Para o público amplo, será outra rede, com regras diferentes.

O ministro salientou que a Huawei atualmente não preenche as condições exigidas pelo governo brasileiro e que teria de mudar a composição acionária para estar apta a vender equipamentos para a construção da rede privativa.

“Não excluímos um país como a China, sendo bem direto. Se quiserem participar, que observem o acordo de acionistas deles e, se se adequarem para fazer a rede de governo, entram. Mas é direito do governo escolher que parceiro vai querer”, destacou Fábio Faria.

Leia também: Brasil e Israel assinam acordo de cooperação para combater a covid-19

O edital do leilão do 5G foi aprovado pela Anatel no dia 25 de fevereiro. O documento foi enviado para análise do Tribunal de Contas da União e Faria estima que em 60 dias retorne à Anatel.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS