Offline
Portugal prorroga confinamento até 16 de março
26/02/2021 09:45 em Notícias do Mundo

O Parlamento de Portugal aprovou, nesta quinta-feira, 25, uma nova prorrogação do estado de emergência, que valerá até o dia 16 de março, enquanto o país ainda não tem um plano de retomada das atividades. A decisão agravou as tensões políticas.

O novo estado de emergência, nível de alerta mais alto do país, durará de 2 a 16 de março, período em que o governo, liderado por António Costa, manterá sem mudanças as medidas atuais, baseadas em um confinamento que permite apenas atividades essenciais.

Leia mais: Doria monta força-tarefa para endurecer fiscalização no lockdown

Os portugueses estão obrigados a ficar em casa desde o dia 16 de janeiro, um mês sombrio para o país, durante o qual foram registrados recordes de 300 mortes por complicações da Covid-19 e 16 mil contágios diários, levando os hospitais à beira do colapso.

A curva de casos está controlada – atualmente há 49 mortes e 1.160 novos casos notificados nesta quinta-feira, e houve uma melhora constante na situação dos hospitais, que têm 2.613 pacientes internados, 536 deles em unidades de terapia intensiva (UTI).

Leia também: Em Araraquara, polícia impede carreata contra o ‘lockdown’

"Estamos melhor, mas ainda não estamos onde gostaríamos de estar", resumiu no Parlamento a ministra da Saúde, Marta Temido. Ela deu declarações em meio a deputados críticos ao governo por conta da falta de divulgação de um plano para a reabertura.

Com informações da Agência EFE

Fonte: pleno.news

COMENTÁRIOS