Offline
Satélite 100% brasileiro vai entrar em órbita
21/02/2021 21:13 em Novidades & Tecnologia

O Amazonia-1, primeiro satélite de observação da Terra 100% projetado, integrado e testado pelo Brasil, tem dia e hora para ser lançado. Será em 28 de fevereiro, à 1h54 (no horário de Brasília).

Leia mais: Empresa de Elon Musk já tem CNPJs para vender internet no Brasil

Apesar de ser divulgado como integralmente brasileiro, seu lançamento ocorrerá em outro país: na Índia, nas dependências da Indian Space Research Organisatio.

Segundo informações da Agência Brasil, o Amazonia-1 não tem esse nome por acaso. O satélite integrará a chamada Missão Amazônia, que tem por finalidade “fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica”. Uma vez em órbita, o objeto também servirá para auxiliar, com monitoramento de imagens, a agricultura brasileira.

Leia também: Itália aplica multa milionária contra o Facebook

Especificações

O Amazonia-1 conta com 6 quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas. O satélite conseguirá gerar imagens do planeta Terra a cada cinco dias. Além do foco sobre a região amazônica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que poderá contar com registros de outras localidades do país, como a região costeira e reservatórios de água.

“Para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre”

Os conteúdos a ser fornecidos pelo Amazonia-1 não ficarão restritos a agentes do governo, avisa a equipe do Inpe. “Os dados estarão disponíveis tanto para comunidade científica e órgãos governamentais quanto para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre”, afirma o instituto.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS