Offline
Derrota para Doria: PSDB renova mandato do atual presidente, Bruno Araújo
12/02/2021 22:51 em Política Brasil

O desejo do governador de São Paulo, João Doria, de assumir a presidência nacional do PSDB não vai se concretizar no momento. Nesta sexta-feira, 12, a executiva nacional da legenda decidiu de forma unânime estender o mandato do atual comandante tucano, Bruno Araújo, até 2022.

Com essa decisão, a executiva tucana atendeu aos pedidos feitos por diretórios estaduais. Ao todo, 26 das 27 lideranças locais da sigla assinaram manifesto em favor da manutenção de Araújo no cargo. Deputados federais e os sete senadores do partido foram pelo mesmo caminho e, assim, marcaram posição contra o interesse de Doria em assumir o controle da máquina partidária.

Leia mais: Aécio Neves diz que Doria 'se apropriou de Bolsonaro para vencer a eleição’

Líder do partido na Câmara, o deputado Rodrigo Castro, de Minas Gerais, afirmou que os tucanos estão unidos em prol de Araújo. “Essa recondução é fruto do trabalho agregador do presidente Bruno Araújo e será importante para a nossa unidade e para que o partido siga ajudando a construir um país melhor”, declarou o parlamentar, conforme divulgado pela equipe de comunicação da legenda.

Ao elogiar Araújo, Castro não fez nenhuma menção direta ao governador paulista. Postura similar à de Izalci Lucas, senador pelo Distrito Federal e líder da legenda no Senado Federal. “A decisão é uma demonstração de convergência do partido, de alinhamento, que teremos também nas votações do Congresso”, ponderou o político.

Disputa interna no PSDB

O mandato atual de Bruno Araújo, ex-deputado federal e ministro das Cidades na gestão Michel Temer, à frente do tucanato estava previsto para acabar no fim de maio deste ano. Num primeiro momento, Doria tentou antecipar o pleito interno para março, mas perdeu apoio e agora tem a certeza de que não será o presidente do PSDB em 2021.

“Gesto de convergência em reconhecimento a uma Executiva que mostrou resultados”

Secretário-geral do PSDB, o deputado federal Beto Pereira (MS) foi outro a publicamente se mostrar favorável a Araújo na briga interna do partido: “Hoje estamos fazendo um gesto de convergência em reconhecimento a uma Executiva que mostrou resultados”.

Além da manutenção de Araújo no comando, o PSDB estendeu o mandato dos presidentes nacionais de suas quatro divisões: PSDB-Mulher, Juventude, Tucanafro e Diversidade Tucana. O mesmo também vale para o Instituto Teotônio Vilela, centro de estudos atualmente liderado pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PB).

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS