Offline
China persegue cidadãos que criticam a ditadura pelas mídias sociais
29/01/2021 20:34 em Notícias do Mundo

O Partido Comunista da China (PCC) está intensificando a perseguição aos cidadãos que criticam o regime de Xi Jinping pelas mídias sociais. As autoridades do país condenaram mais de 50 pessoas à prisão nos últimos três anos, por usarem o Twitter e outras plataformas estrangeiras — todas bloqueadas na China —, supostamente por elas perturbarem a ordem pública e atacarem as regras impostas pelo PCC. As informações foram divulgadas pelo jornal inglês The Wall Street Journal.

O aumento de sentenças condenatórias sinaliza uma escalada do autoritarismo da China para controlar as narrativas e estrangular as críticas fora da intranet chinesa — uma rede que funciona apenas dentro do país e que é controlada pelo PCC. No passado, a repressão de opiniões nas mídias sociais estrangeiras era aplicada principalmente por meio de assédio, cometido pelo partido, aos cidadãos — mas raramente resultava na prisão de pessoas, segundo ativistas de direitos humanos.

Os discursos considerados ofensivos vão desde críticas aos líderes estaduais e ao Partido Comunista até discussões sobre Hong Kong, a região noroeste de Xinjiang e a ilha democraticamente governada por Taiwan, que Pequim reivindica como seu território.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS