Offline
Embaixador aposta em ‘relação sólida’ do Brasil com os EUA de Biden
19/01/2021 21:08 em Política Internacional

As relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos não tendem a ser impactadas com a saída do republicano Donald Trump e a chegada do democrata Joe Biden à presidência norte-americana. Essa é a projeção feita na noite desta terça-feira, 19, pelo embaixador brasileiro em Washington, Nestor Forster.

Leia mais: Nos EUA, ONG vai dar maconha a quem se vacinar contra covid-19

“Relação sólida” foi a definição usada pelo diplomata ao se referir aos dois países. Ele falou sobre o assunto ao participar na edição desta terça-feira, 19, em Os Pingos nos Isprograma da rede Jovem Pan. “[Há] agenda de prioridades”, disse Forster.

“Relação calcada em valores compartilhados”

Para o embaixador, a relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos soma quase duzentos anos de história. “Relação calcada em valores compartilhados”, enfatizou Forster. Nesse sentido, mencionou valores como respeito à democracia e ao estado de direito. Além disso, citou a defesa à economia de mercado.

Seguirá no cargo?

Questionado se a mudança do governo norte-americano pode impactar na sua manutenção como embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster afirma que tal decisão cabe ao presidente Jair Bolsonaro e ao chanceler Ernesto Araújo. No entanto, colocou-se à disposição para seguir na função para a qual sente-se preparado, mesmo com Joe Biden no comando da Casa Branca — a quem define como alguém “moderado politicamente”.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS