Offline
Barroso defende voto pelo celular nas eleições de 2022
15/11/2020 21:50 em Brasil Eleições 2020

No mesmo dia em que o e-Título — criado para substituir a versão em papel do título de eleitor e permitir a justificativa eletrônica de ausência nas eleições — deu pane e não funcionou e os site do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) também não suportaram a sobrecarga de acessos, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a votação por dispositivos eletrônicos, como celular ou tablet, já será possível nas eleições de 2022.

“A aplicabilidade do novo modelo em 2022 vai depender da segurança que possamos ter com as alternativas oferecidas. Como disse, temos um teste tríplice: segurança, sigilo e eficiência”, defendeu Barroso. “Se algum dos modelos se mostrar confiável, eu imagino que sim, que já possamos implantar em 2022, mas provavelmente será uma implantação progressiva, não será num estalar de dedos em que se mude tudo.”

O TSE busca já há algum tempo um sistema que substituta as urnas eletrônicas que, apesar de seguras, são um equipamento caro, porque exigem constante substituição.

Atualmente, a cada eleição são utilizadas 500 mil urnas, que precisam ser trocadas a cada dois anos. O modelo que é usado hoje é o que foi implementado em 1996.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS