Offline
Kassio Nunes plagiou dissertação de mestrado, diz revista
08/10/2020 10:01 em Notícias do Brasil

Não bastasse a turbinada que o currículo acadêmico do desembargador Kassio Nunes Marques recebeu ao mostrar um curso de pós-graduação que não é confirmado pela Universidad de La Coruña, na Espanha, o nomeado para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) apresentou uma dissertação de mestrado com indícios de plágio.

O escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a cadeira deixada pelo decano Celso de Mello no STF concluiu sua dissertação em 2015 pela Universidade Autônoma de Lisboa. Conforme revelado pela Crusoé, o trabalho acadêmico tem trechos inteiramente copiados de artigos publicados na internet por um advogado.

Segundo levantamento realizado pelo veículo, o “copia e cola” foi feito por Nunes a partir dos textos do advogado Saul Tourinho Leal, integrante da banca de advocacia do ex-ministro do STF Carlos Ayres Brito. Leal é piauiense e portanto, conterrâneo de Kassio Nunes. O plágio foi tão grotesco que até um erro de português foi reproduzido no trabalho do futuro ministro do STF.

Leia também: Presidente da OAB elogia escolha de Bolsonaro para o STF

A ferramenta usada pela Crusoé para detectar o plágio apontou 46,2% de semelhança com outros textos já publicados. Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de que o arquivo de texto, disponibilizado na internet, registra o nome “Saul” como autor do documento. “É uma informação que leva à suspeita de que Saul Tourinho pode não apenas ter ‘inspirado’ o trabalho de Kassio a ponto de ter passagens inteiras de seus artigos reproduzidos, mas ajudado o magistrado a escrever a dissertação”, aponta a reportagem de Crusóe.

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) mostrou sua indignação diante da revelação e pediu explicações ao magistrado em sua conta no Twitter:

 

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS