Offline
Processo do tríplex de Lula vai continuar, decide Fachin
01/10/2020 14:26 em Notícias do Brasil

Mesmo tendo de enfrentar uma ordem de bloqueio de R$ 237 milhões em seus próprios bens, o advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não parou de trabalhar.

Ele entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte suspendesse o processo do tríplex do petista no Superior Tribunal de Justiça (STJ), apontando a suspeição do ex-juiz Sergio Moro como motivo.

Leia também: Covidão: CPI quer investigar compra de respiradores por R$ 550 milhões em SP

Para Zanin, a condenação de Lula ainda pode ser anulada pela Segunda Turma do STF se for considerado que o agora ex-ministro da Justiça agiu com parcialidade.

Parado no Supremo desde dezembro de 2018, quando o ministro Gilmar Mendes pediu vistas, o processo ainda não tem data para ir a plenário.

A defesa de Lula também lembrou o  julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) do caso do PowerPoint que explicava a denúncia do processo do tríplex, de 2016. Em agosto, a entidade arquivou a representação por entender que as penas que poderiam ser aplicadas prescreveram. Ainda assim, os conselheiros decidiram abrir um processo disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, responsável pela apresentação.

Nada disso adiantou.

O ministro Edson Fachin indeferiu o pedido e o processo vai continuar no STJ. Para Fachin, o habeas corpus solicitado pelos defensores do petista só é válido em caso de constrangimento ilegal, o que não ficou comprovado em nenhum lugar da solicitação apresentada por Zanin.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS