Offline
Witzel se compara a Tiradentes e Jesus
24/09/2020 08:47 em Política Brasil

O governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), comparou-se a Tiradentes e Jesus Cristo. Pondo-se no papel de vítima, ele aproveitou o momento destinado à sua defesa no processo de impeachment na Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj) para afirmar que, em termos de punição, está no mesmo patamar do líder da Inconfidência Mineira e do messias do cristianismo.

“Fui afastado sem o direito de falar, sem que a minha defesa pudesse se pronunciar”, lamentou o político após citar o militar enforcado e o líder religioso que foi crucificado. Além disso, ele se comparou ao povo brasileiro. “Sou parecido com quem vem das camadas de baixo”, declarou. “Sou filho de empregada [doméstica] e metalúrgico”, prosseguiu Witzel, que foi afastado do cargo de governador do Rio de Janeiro no fim de agosto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Processo de impeachment

Na tarde desta quarta-feira,23, a Alerj iniciou a sessão que deve contar com a votação do plenário a respeito do processo de impeachment de Wilson Witzel. Para avançar, bastava que 47 deputados estaduais votassem contra o governador afastado. Com gritos e críticas diretas aos parlamentares e ao Poder Judiciário, o discurso de Witzel ocorreu após os espaços reservados aos partidos com representação na Casa legislativa fluminense — nenhuma legenda indicou votar favoravelmente ao governador eleito em 2018.

Witzel não demonstrou entusiasmo com o resultado a ser registrado na Alerj. “Já fui julgado e condenado”, lamentou. Por fim, ele disse que pode renunciar, desde que todos os atuais deputados estaduais do Rio de Janeiro também renunciem.

Leia mais: Witzel cometeu crime de responsabilidade, definem deputados estaduais do RJ

Os parlamentares votaram em favor da denúncia apresentada em maio pelos deputados do PSDB Luiz Paulo e Lucinha. De acordo com a dupla tucana, Witzel cometeu crime de responsabilidade. Os dois deputados estaduais se basearam em investigações do Ministério Público em relação a esquema de corrupção na área de saúde em meio à pandemia da covid-19 no Rio de Janeiro (e em todo o Brasil).

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS