Offline
STF livra Romero Jucá e Valdir Raupp da Lava Jato
08/09/2020 20:52 em Política Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) livrou os ex-senadores do MDB Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO) de serem punidos no âmbito da Operação Lava Jato. Em decisão tomada na tarde de hoje, a Corte transferiu a ação penal contra a dupla da 13ª Vara Federal de Curitiba para a Justiça Federal em Brasília.

 

A decisão que tira Jucá e Raupp da Vara de Curitiba, e consequentemente dos casos ligados à Lava Jato, foi validada pelos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Cármen Lúcia e Edson Fachin foram favoráveis à manutenção dos processos envolvendo as duas figuras do MDB na esfera do Judiciário baseada na capital paranaense, pois entendem que eles têm relação com a Lava Jato.

Quinto integrante da Segunda Turma do STF, Celso de Mello está afastado por ordem médica e não participou do julgamento. Com o empate, a Justiça chancela parecer favorável aos réus.

Denúncias

De acordo com denúncias, os dois integrantes do MDB receberam propinas. Conforme relembra o site do jornal O Globo, Romero Jucá é acusado de receber R$ 1,3 milhão da empresa NM Engenharia em 2008. Valdir Raupp é denunciado por supostamente ter recebido R$ 1 milhão da Odebrecht Ambiental em 2012.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS