Offline
Renan Calheiros promete processar Deltan Dallagnol
08/09/2020 19:26 em Política Brasil

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) irá recorrer ao Poder Judiciário contra o procurador Deltan Dallagnol. O parlamentar anunciou nesta terça-feira, 8, que processará na esfera cível o ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.

De acordo com Calheiros, Dallagnol realizou “odiosa perseguição” contra ele. “Campanhas políticas opressivas, postagens fakes, investigação sem prova para tornar-me multi-investigado (mais de 2/3 arquivadas pelo STF)”, postou o senador alagoano sobre o procurador da República.

Diante disso, o político do MDB afirmou que entrará com ação para pedir reparação de danos morais. O congressista, no entanto, não informou quando moverá o processo contra Dallagnol e nem comentou qual o valor que considera a título de reparação.

 

Conselho criticado por dois lados

A postura de Renan Calheiros faz com que a decisão tomada hoje pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) seja criticada pelos dois lados. Isso porque o órgão decidiu punir Deltan Dallagnol. A punição aplicada foi a advertência de censura, que na prática resulta em atraso na progressão da carreira e fica como agravante em outros processos.

O parlamentar foi o responsável pela representação que fez o CNMP punir Dallagnol. Contudo, ele considerou a punição “branda”. Por sua vez, o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba reclamou do parecer de hoje do conselho, que teve resultado de 9 a 1. Ele alega ter sido punido por ter defendido a causa anticorrupção.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS