Offline
Maia e Alcolumbre articulam-se no STF para viabilizar reeleição
26/08/2020 10:19 em Notícias do Brasil

Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) têm trocado figurinhas com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo das conversas é a possibilidade de ambos concorrerem à reeleição, em fevereiro de 2021. Ambos estão proibidos de participar da disputa pela Mesa Diretora da Câmara e do Senado, de acordo com o que determina a Constituição.

As articulações nos bastidores, porém, denunciam a intenção de Maia de permanecer no comando da Câmara por mais dois anos. Em uma entrevista, o demista afirmou que não tentaria ser reconduzido à cadeira de presidente. Já Alcolumbre movimenta-se abertamente em busca de uma saída jurídica, para seguir tocando o Congresso Nacional.

Nos bastidores, os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes têm ajudado Maia e Alcolumbre a encontrar uma solução jurídica capaz de viabilizar a candidatura dos dois parlamentares. Na quarta-feira 19, os presidentes da Câmara e do Senado embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira rumo a São Paulo. O compromisso era um jantar com Moraes, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Naquele dia, senadores derrubavam o veto do presidente Jair Bolsonaro ao reajuste dos servidores. A derrota foi revertida no dia seguinte na Câmara. O encontro não consta na agenda dos três.

A interlocutores, Maia admite disputar o quarto mandato, mas se for aclamado por líderes de partidos e contar com o apoio informal do governo do presidente Bolsonaro.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS