Offline
Estudo da Lancet que questionava cloroquina passa por auditoria
02/06/2020 20:49 em Ciência & Saúde

A recente matéria de Revista Oeste mostrou algumas incongruências na pesquisa publicada pela revista The Lancet na sexta-feira 22. Nesta terça-feira, 2, o periódico manifestou preocupação com relação ao estudo publicado que apontava um aumento do risco de morte em pacientes com covid-19 que utilizavam a cloroquina e a hidroxicloroquina em seus tratamentos. Segundo a revista, o estudo passará por auditoria e novas informações devem ser trazidas a público em breve.

A nota foi publicada após a repercussão de uma carta aberta assinada por pesquisadores da área médica de vários países questionando a metodologia do estudo. Ao invés de ser realizada em laboratório, a pesquisa colheu resultados em 671 hospitais espalhados pelo mundo. O estudo observacional usou informações da empresa de análise de dados de saúde Surgisphere.

Após críticas à metodologia utilizada, a revista já havia feito correções sobre a localização de alguns pacientes.Agora, dados usados serão auditados.

A utilização da cloroquina é defendida por diversos profissionais de saúde e, no Brasil, obteve bons resultados na rede particular e em planos de saúde, que levaram o governo do presidente Jair Bolsonaro a adotar o protocolo com o medicamento no Sistema Único de Saúde. 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS