Offline
Doria recebe críticas de prefeitos do PSDB
02/06/2020 14:47 em Notícias do Brasil

Enquanto que rotineiramente pede para o presidente Jair Bolsonaro liderar o país, João Doria apresenta dificuldades para conduzir o PSDB em seu próprio Estado. Ao longo da última semana, o governador de São Paulo foi alvo de críticas de ao menos três prefeitos espalhados pelo interior paulista. Tornou-se alvo, ainda, de ações lideradas pelo movimento que representa o Grande ABC, região que conta com quatro mandatários tucanos.

Todas as críticas recentes vindas de prefeitos do PSDB a Doria têm a ver com o confinamento imposto em todo o Estado desde 24 de março. Até o último fim de semana, cidades do interior tinham de seguir as mesmas restrições impostas à capital paulista — independentemente de registrarem poucos casos de covid-19. Ouvidos pelo UOL, os administradores de Ribeirão Preto, Bauru e Araçatuba não mediram palavras para comentar as medidas adotadas pelo governador frente à pandemia do novo coronavírus.

Primeiras críticas

“O Estado tratou por mais de 60 dias de maneira igual os desiguais. Agora, vem a etapa inteligente [da quarentena], eu acho que é a etapa consciente”, comentou Duarte Nogueira. A fala do prefeito de Ribeirão Preto foi feita na semana passada, dois dias após Doria vir a público para descartar lockdown e anunciar o que ele próprio definiu como “quarentena inteligente”. Ação que, aparentemente, não passa da “inteligência” de pintar o mapa do Estado em três cores: amarelo, laranja e vermelho.

Clamor por retomada do trabalho

Sem terem a real noção de como funcionaria a tal propagada “quarentena inteligente”, os tucanos Clodoaldo Gazzetta (Bauru) e Dilador Borges (Araçatuba) também fizeram questão de registrar seus descontentamentos com Doria. “Temos apreensão pela falta de trabalho, algumas empresas não aguentam mais”, chegou a clamar o prefeito araçatubense.

O colega de Bauru foi pelo mesmo caminho e pediu, ainda, autonomia aos administradores municipais. “Os prefeitos são responsáveis e não aceitam tomar ações que não estejam respaldadas por decisões médicas”, registrou Gazzetta.

Criticado no ABC Paulista

As críticas vindas de prefeitos filiados ao PSDB a João Doria não pararam após a divulgação do mapa colorido. Pelo contrário, fez com que o governador de São Paulo recebesse mais reclamações de colegas de partido. Ao ver que São Bernardo do Campo e as demais cidades do ABC Paulista teriam uma perspectiva de flexibilização mais lenta do que a capital paulista, Orlando Morando se revoltou. Segundo noticiou a Revista Oeste, falou em “injustiça”. Em vídeo, foi além: garantiu ser um “aliado, não alienado”.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS