Offline
Pedidos de impeachment contra Doria são arquivados na Alesp
02/06/2020 14:41 em Notícias do Brasil

Até sexta-feira 29, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), era alvo de três pedidos de impeachment. Dois deles foram protocolados pelo senador Major Olímpio (PSL-SP) e o outro assinado por deputados estaduais alinhados ao presidente Jair Bolsonaro.

Contudo, o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), que comanda a Assembleia Legislativa de São Paulo, resolveu engavetar os documentos. Portanto, fica distante a possibilidade de os insatisfeitos com a gestão Doria verem o tucano bater asas para longe do Palácio dos Bandeirantes.

Os pedidos se baseavam em decisões supostamente ilegais do governador, sobretudo no que diz respeito às políticas de enfrentamento ao coronavírus. A denúncia mais recente cita contratações de serviços sem licitação que não seriam essenciais no combate à covid-19.

Por outro lado, o senador Major Olímpio argumentou que o helicóptero da Polícia Militar foi utilizado indevidamente por Doria.

Em síntese, Doria teria cometido crimes de responsabilidade.

O governador do Estado de São Paulo, até então odiado majoritariamente pela esquerda, ganhou a aversão de parte da direita. Isso porque decidiu virar as costas para o presidente Jair Bolsonaro depois de ter surfado na onda conservadora.

Os termômetros esquentaram mais em 21 de março deste ano depois de o tucano decretar as medidas restritivas de isolamento social no Estado, para em nome do combate ao coronavírus se contrapor ao Palácio do Planalto.

Quatro dias depois, os internautas reagiram, ao subirem duas hashtags no Twitter: “ImpeachmentDoDoria”, que obteve 300 mil engajamentos e “BolsonaroTemRazao”, com 502 mil perfis tuitando acerca do assunto.

Em abril, a ofensiva digital continuou.

No dia 11 daquele mês, a hashtag “UnidosComBolsonaro”, além de apoiar o presidente, aglutinou críticas ao governador de São Paulo. Ainda, os manifestantes fizeram carreatas e buzinaços contra o isolamento social.

Em 13 de maio, a campanha pelo impedimento do governador voltou à ativa e se concentrou na hashtag “AbreImpeachmentCaue”, ao conseguir 40 mil engajamentos a mais depois da análise que a Revista Oeste fez sobre o caso.

O movimento também se repetiu no Facebook, com a mesma intensidade.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS