Offline
Bancada da bala tenta conquistar mais espaço com novo ministro da Justiça
12/05/2020 15:07 em Notícias do Brasil

Integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública – conhecida como bancada da bala – aproveitou a saída do ex-ministro Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública para tentar avançar com as demandas da categoria. Internamente, alguns parlamentares têm se reunido com o novo ministro André Mendonça para apresentarem seus projetos.

Uma das pautas em questão seria o desmembramento do ministério da Justiça com a Segurança Pública, porém, a proposta ainda enfrenta resistência por parte de integrantes do governo. Diante disso, parte da bancada sugeriu que Mendonça troque o Secretário Nacional de Segurança Pública por um coronel da Polícia Militar. Atualmente, o posto é ocupado pelo general Guilherme Theophilo, no entanto, na semana passada, Mendonça avisou ao secretário que iria demiti-lo. A exoneração ainda não saiu no Diário Oficial.

Entre os cotados para assumir o cargo de Theophilo, está o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, comandante da PM de Santa Catarina e que preside o CNCG (Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares).

Presidida pelo deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), a Frente Parlamentar não chegou a declarar apoio publicamente ao novo ministro André Mendonça. O grupo divulgou nota defendendo Sergio Moro logo após o seu pedido de demissão, e apoiou o nome de Jorge Oliveira, quando este foi cotado para assumir o posto de Moro.

No entanto, segundo o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), ambas as manifestações não foram assinadas por todos os parlamentares da bancada da bala. “O Capitão Augusto usa a presidência da Frente para se manifestar em nome do grupo, nas duas notas divulgadas por ele não houve assinaturas por todos os integrantes”, afirmou.

 

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS