Offline
Jornal apela para o STF e solicita que Bolsonaro mostre exames de coronavírus
12/05/2020 10:50 em Notícias do Brasil

Está nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o presidente Jair Bolsonaro divulgue os resultados dos exames que fez para saber se contraíu o coronavírus.

A ação é movida pelo jornal O Estado de S. Paulo, que vem tentando acessar os documentos. O veículo de comunicação já venceu na Justiça Federal de São Paulo e no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Contudo, na sexta-feira 8, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu a um pedido do Palácio do Planalto. E barrou a decisão do TRF-3 que obrigava Bolsonaro a tornar públicos os exames.

O presidente do STJ, João Otávio de Noronha, que assinou a peça, argumenta que “agente público ou não, a todo e qualquer indivíduo garante-se a proteção a sua intimidade e privacidade”.

Agora, a parte requerente aguarda um parecer do STF.

Entenda o imbróglio

Depois de integrantes da comitiva presidencial que viajou aos Estados Unidos em março deste ano testar positivo para o coronavírus, Jair Bolsonaro alega ter dado negativo os dois exames que fez.

Em razão de não ter mostrado os resultados, como fizeram ministros de Estado, especulou-se que o presidente estaria infectado.

Sendo assim, o jornal O Estado de S. Paulo fez um pedido via Lei de Acesso a Informação, que foi negado. Desde então, o veículo vem travando uma batalha na Justiça para conseguir a papelada.

Fonte: revistaoeste.com

COMENTÁRIOS