Offline
França e Espanha começam a reabrir nesta segunda-feira
10/05/2020 23:21 em Notícias do Mundo

Quase cinco meses depois dos primeiros casos registrados na China, a pandemia que deixou mais da metade da população mundial dentro de casa e paralisou a economia de parte do globo, parece estar sob controle em vários países. Nesta segunda-feira, 11, França e Espanha, por exemplo, vão começar a flexibilizar as medidas de confinamento.

Com temor de uma segunda onda, os países europeus que figuram entre os mais afetados pela covid-19 estão buscando uma retomada planejada.

O desconfinamento acontecerá por regiões “verdes” ou “vermelhas”. Em Paris, as autoridades pedem máximo rigor para respeitar as regras de saúde.

Independentemente da área, as lojas “não essenciais” reabrirão e as pessoas poderão sair de casa sem apresentar justificativa. Restaurantes, cafés e cinemas, contudo, permanecerão fechados.

Quatro regiões, incluindo Paris, mantêm a classificação vermelha, o que significa que a circulação do vírus permanece alta. Nesses locais, as medidas para regular a vida social serão mais rigorosas.

Está prevista também a reabertura parcial das escolas, uma medida que provoca preocupação entre as famílias. Nas regiões “vermelhas”, crianças acima de 11 anos não retornarão às aulas, os parques continuarão fechados e “regras muito estritas” serão impostas ao transporte durante o mês de maio.

Neste domingo, 10, na véspera do início desconfinamento, a Espanha teve o menor número diário de mortes por Covid-19 desde 18 de março. Em 24 horas, o país contabilizou 143 novos óbitos. No balanço anterior, foram 179 mortes.

A partir desta segunda-feira, metade dos 47 milhões de habitantes entram na “fase 1” da reabertura, que permitirá reuniões com grupos de até 10 pessoas e a ida a lojas sem a necessidade de agendamento.

As zonas mais atingidas, como Madri e Barcelona, terão que aguardar uma situação melhor para entrar nesta etapa.

Fonte:revistaoeste.com

COMENTÁRIOS