Offline
Covas sobre novo rodízio: 'As pessoas terão que se reorganizar'
09/05/2020 11:03 em Notícias do Brasil

O prefeito Bruno Covas afirmou neste sábado (9) que será necessário que as pessoas se adaptem às novas regras do rodízio de veículos para conter a disseminação do novo coronavírus na cidade e evitar cenas vistas em outros países em que houve colapso no sistema de saúde.

“As pessoas terão que se reorganizar. Causa um desconforto, mas é por um bem maior. Nós conseguimos salvar 30 mil vidas na cidade de São Paulo”, disse Covas em entrevista exclusiva ao Fala Brasil, da Record TV.

 

As regras do novo rodízio começam  a valer na segunda-feira (11). A restrição vale por 24 horas em dias alternados. Em dias ímpares, podem circular apenas veículos de placa final ímpar (1,3,5,7,9). Em dias pares, podem circular veículos de placa final par (0,2,4,6,8). A única exceção é o dia 31 de maio, em que todos estarão liberados.

A adoção da medida leva em conta a taxa de 90% de ocupação dos leitos de UTI do município e a queda da taxa de isolamento social para níveis abaixo do mínimo recomendado de 50% - o número considera a capacidade do sistema de saúde para atender pacientes com covid-19. Também foi considerado o índice de lentidão medido pela da CET, que chegou a 50 km no dia 6 de maio. O decreto que regulamenta o novo rodízio foi publicado no dia 7 de maio.

Covas comentou que há categorias excluídas da restrição. "Aqueles que sempre foram liberados do rodízio [continuam], agora com o pessoal do serviço funerário, da assistência e da imprensa. Qualquer outra categoria, a gente analisa", afirmou.

Fonte: noticias.r7.com

COMENTÁRIOS